Tuesday, June 07, 2005

Panaché de legumes (leva um chuchu inteirinho..)

Engraçado como nós nos deixamos enganar facilmente.

Não é difícil pregar aos quatro cantos que você odeia chuchu e comer todos os dias acreditando ser uma iguaria criada pelos mais renomados Chefs franceses, pelo simples fato de terem mudado o nome e o aspecto do detestável legume.
E você compra gato por lebre. E ela acaba sendo a mais linda e esperta lebre do universo (sabe até caçar ratos, impressionante).

O que eu estou querendo dizer com essa introdução meio sem sentido (que, não impossível, pode ser que só eu entenda), é que, independente do nome que você dê, o que você acaba levando continua igual.
Tentar enganar o cérebro fazendo com que ele acredite que aquilo é outra coisa e que essa coisa sim, você gosta, é subestimar a própria inteligência (alguém pode ser tão burro de não desconfiar que esteja comendo chuchu, ou que lebres não caçam ratos?).
Supondo que se consiga enganar o cérebro, de que adiantaria, se o fim será sempre o mesmo?

Não sei se por medo, comodidade, ou qualquer nome que se queira dar pra tornar o motivo mais conveniente (é, dá pra fazer isso com tudo na vida), o fato é que as pessoas se sentem mais confortáveis quando são enganadas, por si ou pelos outros, desde que o real problema (ou solução, muitas vezes), não tenha que ser enfrentado. Ou desde que a pessoa não seja “obrigada” a assumir que faz, ou está em determinada situação a qual repudia na teoria.

Enfim, por mais que seja inútil dizer que nada vai mudar, não custa tentar, né?
Deixa de besteira, meu povo...

3 Comments:

Blogger João Gabriel Veras said...

odeio chuchu e pratos chiques. consigo me enganar na maior parte do tempo. serei uma pessoa ruim?

2:08 PM  
Blogger mariella fassanaro. ou mari. ou ella. said...

bom, eu tive lá minhas dificuldades p'ra entender o post, admito.

mas avaliando melhor, dá mesmo p'ra sacar que se trata de problemas de auto-sugestão, problemas psicológicos, nada além disso.

vai ver é mais feliz quem se engana.

beijo p'ra tu, que eu amo demais.

12:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

JG, deixa de mentira que até hoje tu não come a verdura do McDonald's...

1:05 AM  

Post a Comment

<< Home